Software é capaz de identificar sarcasmo em textos na internet

Cuma?!
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Hebraica, em Israel, criou um programa de computador capaz de reconhecer o sarcasmo em frases escritas on-line. (Aqui você confere um PDF com a íntegra do processo.)
O algoritmo, que ganhou o nome SASI (sigla para “algoritmo semi-supervisionado para identificação do sarcasmo”, em inglês), já foi testado no Twitter e na loja virtual Amazon – lá, conseguiu identificar o sarcasmo presente em resenhas dos usuários para os produtos com 77% de precisão.
Não é um resultado perfeito, mas nem a gente consegue identificar o sarcasmo alheio sempre, né? (O Sheldon da série The Big Bang Theory, na foto, não consegue nunca.)
E o SASI não serve apenas para que seu computador entenda a piada quando ele trava e você diz “que maravilha!” querendo dizer “que droga!”.
Softwares como ele podem ser bem eficientes em gerar conteúdo personalizado em redes sociais e lojas virtuais (por exemplo, se alguém resenhar um produto no Amazon dizendo: “É uma maravilha! Usei por um dia e quebrou!”, o sistema vai entender que a intenção não foi fazer um elogio, e dar um pontinho negativo ao item).
Além disso, ele pode “facilitar a vida” de ferramentas que varrem a web para medir – em tweets e posts por aí – a opinião das pessoas em relação a certo produto, ideia ou acontecimento, uma prática cada vez mais comum.
De tanto comer linguiça kookaburra fica obesa na Austrália
Menino de 2 anos fuma 40 cigarros por dia!
Cientistas criam vida artificial
Uma equipe liderada pelo geneticista Craig Venter anunciou, na edição de maio da revista Science, a criação de um organismo sintético – o primeiro com DNA projetado artificialmente pelo homem. A criatura é uma bactéria, que foi batizada de JCVI-syn1.0. Seu código genético, que tem aproximadamente 1 000 genes, foi parcialmente escrito pelos cientistas da empresa de Venter, a Synthetic Genomics. A empresa pretende patentear a criatura – que a revista inglesa Economist está chamando, em sua reportagem de capa, de “o maior avanço tecnológico desde a bomba atômica”. É o primeiro passo na tecnologia de desenvolvimento de seres artificiais – que, no futuro, poderá levar à criação de microorganismos projetados para desempenhar funções específicas (como produzir combustíveis ou tratar doenças).
Google proibe seus funcionários de usar Windows

É isso ai manolo. O Google decidiu que todos os seus 20 mil funcionários serão obrigados a abandonar o Windows, e migrar para Mac ou Linux em seus notebooks e desktops. A mudança, que será feita aos poucos (vai seguir o ciclo natural de substituição dos computadores numa empresa, que geralmente leva 2 anos), é uma medida de segurança – porque os ataques de hackers chineses, que invadiram sistemas do Google em fevereiro, supostamente foram causados por falhas no Internet Explorer. E é, também, uma provocação direta à Microsoft. Será que Steve Ballmer vai proibir seus funcionários de usar o Google?
Subir a página
Acooooooorda!
Ciencia afirma: Quando têm fome, homens preferem mulheres mais velhas

Surpresa: é o seu estômago que dita para quem você vai olhar na hora da paquera.
Um belo dia, o pesquisador Terry F. Pettijohn II, da Coastal Carolina University, aliado a colegas da Miami University e da West Virginia University (todas nos Estados Unidos), decidiu investigar se nossas preferências por parceiros sexuais podem variar de acordo com a fome que sentimos no momento.
Por duas semanas, a equipe de Terry entrevistou 328 estudantes (160 homens e 168 mulheres, todos com “graus” variáveis de fome) na lanchonete da universidade, perguntando sobre quais características os atraía no sexo oposto.
Analisando as respostas, o padrão foi bem claro: os rapazes que estavam com mais fome tinham preferência por mulheres com características físicas mais maduras – mais encorpadas, altas e, de fato, mais velhas.
Isso condiz com um “fenômeno” já bem conhecido na comunidade científica: a Hipótese da Segurança Ambiental. De acordo com ela, sempre que nos sentimos ameaçados (ter fome pode invocar uma reação inconsciente meio primitiva no cérebro: “não tenho alimento, vou morrer”), ganhamos uma preferência natural por parceiros mais maduros. A ideia é que eles são mais capazes de oferecer proteção.
Ah, e as mulheres? De barriga vazia, elas também demonstram mais interesse em características maduras – só que, em vez de físicas, de personalidade. A velha história de homem olhar para o corpo e mulher olhar para o que há “dentro” dele…
Comercial da Pepsi para a Copa de 2010

Comercial da Pepsi para a Copa de 2010. Minha chefe me mostrou agora e é muito bonito e ficou super bem produzido. Eu adoro comerciais de futebol, sejam de cervejas, refrigerantes ou absorventes higiênicos.
E ainda, no vídeo, constam Messi, Thierry Henry, Kaká, Frank Lampard, Andrei Arshavin e Didier Drogba. Chegou a me dar coisas.
O single é “Oh, Africa”, do Akon, que é uma música beneficente feita para ajudar as crianças da África, e que a Pepsi acabou utilizando como sua canção oficial para esta Copa do Mundo. Confira o video:
Pesquisa revela, se o marido for mais feliz que a mulher é separação na certa!

Sim, felizes para sempre! Mas ele, só para garantir, um pouquinho menos feliz do que ela. Aí sim a coisa funciona!
Pesquisadores alemães chegaram à seguinte conclusão: se o homem da casa for o mais feliz da relação, é mais provável que o casamento termine em divórcio do que se a felizona do casal for a mulher.
Para este fenômeno, o grupo de pesquisadores (que são economistas) deu o nome de “A brecha de felicidade” – que seria a “distância” entre a satisfação geral de cada um.
Analisando dados de estudos anteriores sobre o estilo de vida de casais na Grã-Bretanha, Austrália e na própria Alemanha, eles chegaram, primeiro, à conclusão óbvia: quanto maior a “brecha” de felicidade entre o marido e a mulher, maior o risco de divórcio.
A parte realmente curiosa é que, segundo os pesquisadores, esse efeito só é observado quando é o marido que está mais feliz da vida do que a mulher. O contrário não é verdade.
Será que o homem é mais “contentado” com a felicidade menor ou a mulher é simplesmente mais rápida em acabar com a relação? Aí eles já não sabem.
Fly