
A companhia cresceu e hoje é praticamente um monstro, fornecendo inúmeros serviços online, como e-mail (Gmail), compartilhamento de documentos (Google Docs), análise de sites (Google Analytics), rede social (Orkut), mensageiro instantâneo (Gtalk), tradução (Google Tradutor), compartilhamento de fotos e vídeos (Picasa), repositório de vídeos (You Tube), entre outros. Além disso, a empresa já lançou navegador, plataforma para celulares (Android) e sistema operacional baseado na web Chrome OS.
O Google, a despeito de estar cada vez maior, continua seguindo a filosofia inicial dos fundadores, que declararam não ter a intenção de ser tornar uma empresa convencional.
Seus escritórios contam com peculiaridades regionais de cada local. Além disso, diversos elementos pouco usuais, como: bicicletas ou scooters para percorrer o campus, cachorros, cadeiras de massagem, colegas dividindo baias com poucos escritórios individuais, mesas de pebolim e sinuca, quadras de vôlei, videogames, pianos, mesas de pingue-pongue e academias que incluem aulas de ioga e dança. Além disso há espaço para grupos criados pelos próprios funcionários, como aulas de meditação e cinema.
Abaixo 10 fatos curiosos que você provavelmente não sabia sobre a empresa que tanto impacta a vida de milhões ao redor do mundo.
1 – O Primeiro Doodle
Embora hoje sejam criados pelo artista Dennis Hwang, os logos festivos do Google para datas especiais começaram como um aviso dos criadores da empresa de que estavam viajando. Em 1998 Brin e Page foram ao festival Burning Man, em Nevada no fim de semana e colocaram o boneco no logo como uma forma de dizer que estariam indisponíveis para suporte técnico.
2 - O nome inicial do Google era Massagem nas costas (BackRub) e o atual representa um número
Em 1997 seus fundadores decidiram escolher um novo nome para o mecanismo de procura, inicialmente chamado BackRub (que linda imagem era usada). Acabaram optando por uma brincadeira com a palavra Googol, um termo matemático para o número representado por 1 seguido de 100 zeros. Seria uma forma de comunicar a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web.
3 – O primeiro servidor com gabinete de LEGO

O servidor inicial, com meros 40 GB em 1996 era feito com peças de LEGO, bem colorido e bom bonequinhos no topo. Mais Nerd impossível. As cores, coincidência ou não, são bem parecidas com as usadas no logo do Google.
4 - O Primeiro Tweet do Google

A primeira mensagem enviada pelo perfil de Twiter do Google seguiu a linha extremamente Geek (não podia ser de outro jeito). Foi:
“I’m 01100110 01100101 01100101 01101100 01101001 01101110 01100111 00100000 01101100 01110101 01100011 01101011 01111001 00001010.”
Em binário, “I’m feeling lucky”, o famoso “Estou com sorte”.
5 – O Google aluga cabras

Parece piada, mas é verdade. A companhia aluga os caprinos da California Grazing para diminuir a quantidade de mato no Google HQ. São 200 cabras, um pastor e um cão. De acordo com o Google, uma solução mais amigável com o meio ambiente e mais agradável de olhar que cortadores de grama.
6 – O Google foi incluído em dicionários e a empresa não aprovou

O impacto na língua inglesa é inegável, inclusive sendo comum ao invés de dizer “search it” - procure isso (na net), muitos substituindo pela expressão “google it”.
O Dicionário Oxford e o Merriam-Webster adicionaram a palavra “google” em 2006, e a companhia desaprovou, ao contrário do que a maioria pensaria, a oficialização em dicionário.
A companhia escreveu em um post em seu blog oficial, na época, que: “While we're pleased that so many people think of us when they think of searching the web, let's face it, we do have a brand to protect, so we'd like to make clear that you should please only use "Google" when you’re actually referring to Google Inc. and our services.”
Adaptando para o português, ficaria mais ou menos assim: “Embora estejamos felizes que tantas pessoas pensem em nós, quando pensam em pesquisar na web, vamos encarar, nós temos uma marca para proteger, por isso gostaríamos de deixar claro que você só deveria usar " Google " quando você está se referindo ao Google Inc. e os nossos serviços, por favor."
7 - O Google é amigável com cachorros, não com gatos

A empresa permite que os funcionários levem seus cães ao trabalho, tendo inclusive nomeado os cães “company dogs”.
Existem regras e limitações, é claro. Em caso de comportamento agressivo ou dejeto em locais impróprios, o cão deverá ficar em casa.
Gatos não são bem-vindos. De acordo com o código de conduta do Google: “ A afeição do Google por nossos amigos caninos é uma faceta integral de nossa cultura corporativa. Nós gostamos de gatos, mas somos uma companhia canina, então como regra geral achamos que a visita de gatos ao escritório não é recomendável”
8 – O Primeiro lanche da empresa foi Peixe sueco, um doce

O docinho mastigável com o inusitado nome de Peixe Sueco foi o primeiro snack, em 1999 a ser pedido no escritório do Google. Foi o início de uma mania pelos lanches. O Google é conhecido por oferecer aos seus funcionários bebidas e lanches gratuitos em suas “micro-cozinhas”, espalhadas entre os escritórios.
9 – O logo do Google não era centralizado até 2001

Para os fanáticos da simetria, esse detalhe não deve ter passado desapercebido.
A página inicial “clean” do Google é considerada um clássico do design na web, porém seu logo durante muito tempo era mais para a esquerda, só passando a estar centralizado em 31 de março de 2001.
10 – Tem um dinossauro no Google

Existem muitas curiosidades a serem vistas no Googleplex, mas uma das mais legais é o esqueleto gigante de um Tiranossauro rex. Foi apelidado de Stan, e os ossos de um dinossauro de verdade foram realmente encontrados perto. Além do dinossauro, podem ser vistas diversas decorações inusitadas, como flamingos, um homem de lego, andróides e a SpaceShipOne.
Subir a página