Óculos eletrônico aposenta lentes bifocais

Posted by Rodrigo Salomão On 7/06/2010




Para quem não sabe as lentes bifocais são formadas por duas lentes unidas, uma para ver de perto e outra para se ver de longe. Algumas pessoas que precisam deste tipo de óculos reclamam de dores de cabeça e tontura causadas por eles.

A empresa PixelOptics está em fase de testes finais para um produto que vem sendo desenvolvido há 10 anos e que promete revolucionar o mercado: Lentes eletrônicas.

Utilizando uma camada de cristal líquido entre as lentes tem sua propriedade refrativa alterada com a corrente elétrica aplicada, tornando possível a adaptação da distância focal de acordo com o olhar do usuário. A mudança no foco pode ser feita manualmente, através de um botão na armação. Esta alteração pode ser feita em várias distâncias diferentes enquanto as lentes bifocais só alcançam dois focos, perto e longe.

Outra característica interessante é a instalação de um sensor de movimento como o que existe no IPhone para que a lente saiba quando a pessoa inclina a cabeça para ler um livro ou algo mais próximo, mudando automaticamente a distância focal das lentes.

Os óculos não sofreram grandes avanços quando tratamos das lentes nas últimas décadas, mas certamente as lentes eletrônicas vão fazer uma enorme diferença para as pessoas que precisam de bifocais. O produto deve ser lançado nos EUA no fim deste ano e chegará a Europa no meio de 2011.

Uma experiência curiosa

Posted by Rodrigo Salomão On 7/06/2010

Eu vi um vídeo a uns dois ou três anos atrás onde o cara colocava pimenta do reino em um prato com água, que obviamente ficava flutuando, e então ele colocava um dedo na água, alguns grãos de pimenta se moviam, mas quando ele colocava o dedo melado de detergente, acontecia… bom, se não sabe o que acontece, verifique o vídeo.

Abaixo do vídeo tem a explicação, xexxelenta, mas é uma explicação.



Como disse, a explicação é xexelenta, mas basicamente resume-se a quebra da tensão superficial da água. Ou seja, na superfície da água é criada uma tensão com uma certa resistência, algo como uma película ultra fina. Quando colocamos um dedo na água, quebramos um pouco dessa tensão, mas quando colocamos detergente, a tensão é rompida de vez.

Enfim, aos engenheiros, que aprenderam sobre tensão superficial da água, corrijam-me ou enriqueçam minha explicação.

O primeiro “gato biônico”

Posted by Rodrigo Salomão On 7/06/2010

Este é um procedimento pioneiro no mundo, pois se trata de um implante biônico. O que é e por que é tão especial esta nova tecnologia?

Esta notícia tem causado bastante interesse porque esta tecnologia pode transformar o futuro da ortopedia.

Tudo começou com Oscar, um gato que perdeu suas patas traseiras amputadas por uma colheitadeira. Agora pode correr e saltar graças aos implantes biônicos que ganhou. As novas patas foram feitos sob encomenda e imitam o tornozelo através da bioengenharia, na qual consegue imitar o processo pela qual o osso das galhadas de um cervo cresce através da pele, segundo um estudo feito pela BBC.

A operação foi levada a cabo por Noel Fitzpatrick, um cirurgião veterinário de Surrey. O gato, chamado de Oscar, foi encaminhado a Fitzpatrick por um veterinário da cidade de Jersey, após ter sofrido um acidente em outubro passado, quando foi atropelado por uma colheitadeira quando cochilava ao sol.

O professor Blunn e sua equipe trabalharam em colaboração com Fitzpatrick para desenvolver estes implantes capazes de suportar o peso, combinando engenharia mecânica e biologia. “Colocamos um pedaço de metal e um “flange” por dentro para unir-lo ao tornozelo. A verdadeira revolução é que foram tratadas com uma substância que permite que o osso e a pele cresçam ao seu redor”, afirma o veterinário. As patas mecânicas foram encaixadas utilizando-se articulações “vai-e-vem” no final da prótese, permitindo total movimento ao animal.

Segundo declarou o professor Blunn à BBC, a ideia inicial era desenvolver este tipo de prótese para pacientes amputados que ainda tivessem o toco. A tecnologia Itap está sendo testada em humanos e já foi usada para criar uma prótese para uma mulher que perdeu seu ombro em julho de 2005 em um bombardeio.

O êxito desta operação demonstra o potencial de uma tecnologia que pode transformar o futuro da ortopedia.

Um novo oceano está nascendo na África

Posted by Rodrigo Salomão On 7/06/2010


Segundo cientistas da Royal Society, um novo oceano está nascendo no meio da África. Geólogos que trabalham na região de Afar, na Etiópia, dizem que, eventualmente, esse oceano irá dividir o continente em duas partes

– mas vai levar, aproximadamente, 10 milhões de anos para que isso aconteça.( Obvio ou você achou que iria viver para ver isso? )

A equipe de cientistas disse ter testemunhado mudanças incríveis na formação geológica de Afar nos últimos cinco anos. Segundo eles, o continente está se abrindo sob os pés dos habitantes do lugar.

Em 2005 uma fenda de 60km de comprimento e oito metros de largura se abriu em um período de apenas 10 dias. Lava do interior da Terra está aflorando pela fenda, contribuindo para que ela se separe e cresça ainda mais.

Outros especialistas da Universidade de Bristol apontam o fato de que, como algumas regiões próximas da fenda estão abaixo do nível do mar, a água, provavelmente, vai tomar conta da região, criando o novo oceano.

Os pesquisadores acreditam que, ao observar esse fenômeno, eles podem entender melhor o processo pelo qual a Terra passou para adquirir as configurações atuais.