
O estranho "ritual" germânico, confirmado pela PSP, foi a forma encontrada pelos dois estudantes alemães de celebrarem a conclusão do "erasmus" em Portugal e, também, o fim dos seus estudos.
"Eu ia a passar na rua e vi as pessoas a correr e a olhar para o ar, ao mesmo tempo que gritavam que caíam notas de cinco euros de uma janela", relatou uma testemunha que passava no local.
imagem ilustrativa
Mas não foram só notas de cinco euros que começaram a cair da janela da habitação onde residiam os estudantes "erasmus". "Quando dei por ela vi uma nota de 20 e outra de 10 a voar", explicava outra testemunha.
O insólito acontecimento, que juntou centenas de pessoas "à caça das notas", ocorreu por volta do meio-dia, sendo que Polícia foi chamada ao local para restabelecer a ordem pública. A PSP de Braga confirmou, ao JN, que apenas identificaram os estudantes alemães da UM e que os impediram de continuar a lançar notas pela janela.
Presas em varandas
Algumas das notas ficaram presas em varandas, o que prolongou a concentração das pessoas em plena Avenida da Liberdade até às duas horas da tarde, originando, inclusive, o arremesso de sapatos às notas presas nas varandas das habitações vizinhas de onde foram lançados os euros.
Apesar da insistência, os alunos recusaram-se a prestar declarações, não abrindo a porta. No entanto, às autoridades terão argumentado que esta é uma forma usual de os alemães festejarem a conclusão do curso.
Seja como for, os transeuntes que lograram apanhar alguma das notas lançadas manifestavam a sua satisfação: "Era bom ter esta chuva todos os dias".